Um ótimo aliado para diminuir o colesterol ruim é o consumo do óleo de peixe que é uma gordura benéfica para o organismo. Ele contém ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado essencial, composto por EPA e DHA.
O corpo não consegue produzir esses ácidos graxos essenciais, mas o organismo necessita deles, uma vez que são responsáveis por criar uma camada lipídica em volta das células, contribuindo para o melhor funcionamento de todas as suas funções.
O ômega-3 presente no óleo possui potente ação anti-inflamatória. A falta desse nutriente no organismo pode prejudicar a neutralização dos radicais livres, que promovem danos oxidativos em diversos tecidos do nosso c...
[Leia mais]Um ótimo aliado para diminuir o colesterol ruim é o consumo do óleo de peixe que é uma gordura benéfica para o organismo. Ele contém ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado essencial, composto por EPA e DHA.
O corpo não consegue produzir esses ácidos graxos essenciais, mas o organismo necessita deles, uma vez que são responsáveis por criar uma camada lipídica em volta das células, contribuindo para o melhor funcionamento de todas as suas funções.
O ômega-3 presente no óleo possui potente ação anti-inflamatória. A falta desse nutriente no organismo pode prejudicar a neutralização dos radicais livres, que promovem danos oxidativos em diversos tecidos do nosso corpo. Esta substância vem de peixes marítimos de água fria, como o salmão, o atum e o bacalhau.
3 Benefícios do óleo de peixe
Diversos estudos mostram os benefícios do óleo de peixe para a saúde. Principalmente em doenças como asma, colites, doenças de pele, hipertensão e hipercolesterolemia. O produto tem sido utilizado como anti-inflamatório, estimulante do sistema imunológico e para a saúde cardiovascular.
Há estudos que mostram, ainda, que ele também pode ser utilizado para prevenir doença de Alzheimer.
1. Ajuda a diminuir os sintomas da depressão
A ingestão elevada de EPA e DHA está associada com o aumento do volume de matéria cinzenta nas regiões cerebrais que controlam a depressão e o humor. Já foi constatado que o consumo adequado do ômega-3 é capaz de melhorar o controle das emoções e do humor, minimizando sintomas depressivos, insônia a falta de libido, que são sintomas frequentes em pacientes com depressão e ansiedade.
2. Cabelos e Unhas protegidos
O óleo ajuda a diminuir a inflamação celular em todas as camadas da pele e também reduz a vermelhidão, as rugas e a perda de tônus. O ômega-3 tem o poder de reabastecer os lipídios da pele e minimizar a perda de umidade. Ele também é eficaz contra a acne, doenças de pele e alergias.
3. Previne o Câncer
Além de ser um hidratante natural para a pele, o ômega-3 também está associado ao risco reduzido de câncer de pele. A sua ingestão mantém a imunidade alta mesmo após exposição aos raios UV. Ele revitaliza a pele de dentro para fora, proporcionando uma pele saudável e bonita.
Óleo de Peixe emagrece?
Através do ômega-3, é ativada uma proteína celular chamada PPAR-gama que melhora a atuação da insulina nas células. Além disso, regula os níveis de leptina e controla o apetite. O óleo é essencial para regular a queima dos depósitos gordurosos e a fome.
Como tomar o óleo de peixe?
Você deve inserir em sua dieta todas as fontes de ômega-3 que puder. Além de fazer a suplementação com cápsulas do óleo, tenha a certeza de que o produto seja livre de metais tóxicos.
Ao escolher um suplemento, busque por uma marca de qualidade e confiança. Recomenda-se 1 grama, 3 vezes ao dia. Essa dose fornece, aproximadamente, 1 grama de ácido graxo ômega-3.
Melhor horário para tomar
Não importa o horário que as cápsulas devem ser tomadas. O importante é que sejam consumidas antes, durante ou depois das refeições. A absorção é melhor quando o ômega-3 é ingerido junto com o alimento.
Contraindicações e efeitos secundários
Avise ao seu médico se você possui disfunções sanguíneas, está grávida ou em fase de amamentação. Não utilize o óleo sem consultar um médico, caso esteja utilizando medicamentos anticoagulantes.
Caso o óleo não seja de boa qualidade ou se consumir em excesso, ele pode causar alguns efeitos colaterais como intoxicação por metais pesados, gases, fezes soltas, azia e refluxo gástrico, cólicas, ganhos de peso, hemorroidas, dificuldades em respirar, entre outros.
Créditos: Com informações obtidas no Dicas Online TV.