1. Com água quente
Quando compramos a carne seca e o charque, eles vêm bastante salgados. Assim, se faz necessário sua dessalgação antes da utilização e consumo. Por isso, selecionamos especialmente para você essa técnica para dessalgar a carne de forma prática.
Passo a passo: O primeiro passo é limpar e cortar a carne seca ou charque no tamanho desejado. Então você deve colocar a carne em uma panela e cobri-la com água. Depois de 10 minutos, aproximadamente, jogue cuidadosamente a água fora e repita esse procedimento por mais duas vezes. Depois é só preparar a sua carne normalmente – geralmente as pessoas cozinham na pressão por mais ou menos meia hora, para...
[Leia mais]1. Com água quente
Quando compramos a carne seca e o charque, eles vêm bastante salgados. Assim, se faz necessário sua dessalgação antes da utilização e consumo. Por isso, selecionamos especialmente para você essa técnica para dessalgar a carne de forma prática.
Passo a passo: O primeiro passo é limpar e cortar a carne seca ou charque no tamanho desejado. Então você deve colocar a carne em uma panela e cobri-la com água. Depois de 10 minutos, aproximadamente, jogue cuidadosamente a água fora e repita esse procedimento por mais duas vezes. Depois é só preparar a sua carne normalmente – geralmente as pessoas cozinham na pressão por mais ou menos meia hora, para deixá-la mais macia.
2. Com água gelada
Quando falamos em preparar uma receita com bacalhau, a primeira coisa que vem a nossa mente é como faremos a dessalgação dessa carne. Pensando nisso, trouxemos para você essa técnica que utiliza água gelada.
Passo a passo: Coloque uma vasilha com água na geladeira e espere gelar. Coloque algumas pedras de gelo nessa água gelada e então insira o bacalhau de molho nela. Deixe dentro da geladeira. Depois de aproximadamente 4 horas, repita o procedimento. Lembre-se de trocar o bacalhau de vasilha (com água gelada e gelo) e não de apenas trocar a água da vasilha em que está o bacalhau. Esse processo deve ser repetido a cada 4 horas em postas menores e a cada 8 horas em postas maiores até a dessalgação do bacalhau, que pode levar de 6 a 72 horas, dependendo da altura e corte das postas.
3. Com água corrente
Já aconteceu com você de, na hora de ver o ponto do macarrão, notar que exagerou no sal? Pois é, pode acontecer e a solução para este problema é bem mais simples do que pensamos!
Passo a passo: Lave o macarrão em água fria corrente e pronto! Por se tratar de uma massa fina, o sódio não penetra tanto, ficando na camada externa – o que torna mais fácil a sua eliminação na “lavagem”.
4. Com sal
Pode parecer estranho sugerirmos a dessalgação de um alimento utilizando sal, não é mesmo? Mas calma, a ciência explica: trata-se do processo físico da osmose, em que a água saturada (com sal) faz com que a umidade do alimento saia, trazendo consigo o sal em excesso.
Passo a passo: Primeiro, por 10 minutos, coloque o alimento dentro de uma vasilha e deixe-o embaixo de um fio de água corrente. Depois disso, escorra o líquido e coloque-o em uma panela com água até cobri-lo. Coloque 3 colheres (sopa) de sal para cada 1kg do alimento e leve a panela ao fogo médio. Quando a espuma surgir, desligue o forno, marque 1 minuto e então jogue a água fora e lave o alimento até tirar toda a espuma.
5. Com batata
Quem nunca “errou a mão” no preparo do almoço e exagerou na hora de salgar o arroz, por exemplo? Pois é, pode acontecer e, antes de pensar em descartar seu preparo, tente a técnica que utiliza batatas.
Passo a passo: Para corrigir a quantidade de sal em excesso de um cozido ou preparo à base de caldo, podemos colocar nele uma batata inteira (bem lavadinha e com casca) que irá absorver uma parte do sal. Quando a batata estiver cozida, é só retirá-la, que ela já terá cumprido essa “tarefa”.
6. Com leite
Utilizar leite para dessalgar o bacalhau, por exemplo, é uma das maneiras mais práticas de fazer isso.
Passo a passo: Primeiro, mergulhe o que deseja dessalgar em uma vasilha com leite frio e deixe de molho nele por 3 horas. Escorra o leite e pronto, seu alimento está pronto para o preparo. Vale lembrar que há pessoas que não descartam, mas utilizam esse leite depois, no preparo da receita escolhida.
7. Com folhas de couve
Folhas de couve para dessalgar o feijão? Isso mesmo! As folhas “sugam” o sal colocado em excesso.
Passo a passo: Coloque as folhas de couve dentro do preparo (feijão, caldo, sopa) e leve ao fogo. Quando ferver, retire as folhas e pronto!
Viu só como, às vezes, a solução para o que consideramos um “problema culinário” pode ser mais simples do que imaginamos? Ufa, a comida fica muito mais saborosa quando a temperamos com sal na medida certa, livre de excessos – como acontece em muitas coisas da vida.
Créditos: Conteúdo originalmente publicado no blog Dicas de Mulher